Implementação e Gestão de um Canal de Denúncias
Objectivo Geral
Dotar os formandos de conhecimentos referentes à implementação e gestão de um canal de denúncias.
Objectivos Específicos
- Conhecer a lei 93/2021 e a Norma ISO 37002 e as respetivas implicações nas organizações;
- Compreender a diferença entre denúncia interna e denuncia externa e meios necessários para a sua gestão e a obrigatoriedade de ter um canal de denúncias;
- Conhecer o sistema de gestão de canais de denúncias, levantamento de preocupações / whistleblowing lines;
- Identificar as principais etapas de construção e implementação de um canal de denúncias e do processo de investigação;
- Preparar a organização para o processo de implementação.
Destinatários
Gestores, Quadros superiores e médios de organizações com responsabilidades na gestão de compliance, medidas antisuborno e denúncias.
Licenciados ou bacharéis que exercem ou que pretendem vir a exercer actividade na área.
Conteúdo Programático
1. Introdução e Enquadramento legal na Europa e em Portugal;
2. As normas ISO para gestão de sistemas de:
2.1 Compliance
2.3 Anticorrupção
2.3 Canal de denúncias
3. Implementação de um canal de denúncias
- O que é um canal de denúncias
- Como implementar um canal de denúncias nas organizações
- Planear, executar, monitorizar e agir para melhorar um canal de denúncias
- Como divulgar o canal de denúncias
- O processo de investigação de denúncias :
- Analisar a denúncia
- Plano de investigação
- Investigação
- Relatório
- Encerramento
Emissão de certificados
Para emissão de certificados de formação profissional na plataforma SIGO, os formandos deverão obter uma classificação igual ou superior a 50% na avaliação sumativa e deverão ter uma assiduidade igual ou superior a 75%.
Para os formandos que não cumpram estes requisitos serão emitidos certificados de participação nos módulos frequentados.
Datas
3, 4, 5 e 6 de julho de 2023 | 12.ª Edição
Duração
12 Horas (online síncronas)
Horário
09:30 – 12:30 (hora de Lisboa)
Formador
Pedro Castaño
Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, Pós-Graduado em Gestão Estratégica e Empresarial e em Sociologia Económica e das Organizações, Auditor Coordenador ISO 9001 pela AFNOR/IRCA;
Consultor com mais de 20 anos de experiência na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade e Segurança da Informação);
Consultor de Sistemas de Gestão da Qualidade e de Desenvolvimento Organizacional e dos RH.
Informações
Valor / participante* € 185
Inclui:
• Participação na acção;
• Documentação e certificado em formato digital.
*Acresce IVA à taxa legal em vigor.
Inscrições e Informações Adicionais
Telefone: +351 210 108 167 / 924 184 572
Email: eicformacao@eicformacao.pt