Implementação e Gestão de um Canal de Denúncias

Canal de Denúncia
Objectivo Geral

Dotar os formandos de conhecimentos referentes à implementação e gestão de um canal de denúncias.

Objectivos Específicos
  • Conhecer a lei 93/2021 e a Norma ISO 37002 e as respetivas implicações nas organizações;
  • Compreender a diferença entre denúncia interna e denuncia externa e meios necessários para a sua gestão e a obrigatoriedade de ter um canal de denúncias;
  • Conhecer o sistema de gestão de canais de denúncias, levantamento de preocupações / whistleblowing lines;
  • Identificar as principais etapas de construção e implementação de um canal de denúncias e do processo de investigação;
  • Preparar a organização para o processo de implementação.
Destinatários

Gestores, Quadros superiores e médios de organizações com responsabilidades na gestão de compliance, medidas antisuborno e denúncias.
Licenciados ou bacharéis que exercem ou que pretendem vir a exercer actividade na área.

Conteúdo Programático

1. Introdução e Enquadramento legal na Europa e em Portugal;

2. As normas ISO para gestão de sistemas de:

2.1 Compliance

2.3 Anticorrupção

2.3 Canal de denúncias

3. Implementação de um canal de denúncias

  • O que é um canal de denúncias
  • Como implementar um canal de denúncias nas organizações
  • Planear, executar, monitorizar e agir para melhorar um canal de denúncias
  • Como divulgar o canal de denúncias
  • O processo de investigação de denúncias :
  • Analisar a denúncia
  • Plano de investigação
  • Investigação
  • Relatório
  • Encerramento
Emissão de certificados

Para emissão de certificados de formação profissional na plataforma SIGO os formandos deverão obter uma classificação igual ou superior a 50% na avaliação sumativa e deverão ter uma assiduidade igual ou superior a 75%.

Para os formandos que não cumpram estes requisitos serão emitidos certificados de participação nos módulos frequentados.

Datas

11, 12, 14 e 15 de Julho | 5ª Edição

Duração

12 Horas (online síncronas)

Horário

9:30 – 12:30 (hora de Lisboa)

Formador

Francisco Castro Silva

Bacharel em direito (Faculdade de Direito de Olinda/PE), especialista em direito ambiental (Faculdade de Direito de Itu/SP), mestre em direito comunitário europeu – com enfâse na Política Europeia de Mudanças Climáticas e doutorando em direito internacional – Com ênfase em Economia e Meio Ambiente (pela Universidad de Valladolid/Espanha);

Auditor Coordenador (ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001) nos organismos certificadores ABNT – Associação Brasileira de Normas técnicas & TUV-RHEINLAND Brasil/Portugal.

Pedro Castaño

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, Pós-Graduado em Gestão Estratégica e Empresarial e em Sociologia Económica e das Organizações, Auditor Coordenador ISO 9001 pela AFNOR/IRCA;
Consultor com mais de 20 anos de experiência na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade e Segurança da Informação);
Presentemente é Coordenador Geral do Grupo SQ (Soluções Qualidade), Responsável de formação da eiC Formação e consultor de Sistemas de Gestão da Qualidade e de Desenvolvimento Organizacional e dos RH.

Informações

Valor / participante* € 185

Inclui:

• Participação na acção;
• Apresentação em formato digital;
• Certificado em formato digital .

*Acresce IVA à taxa legal em vigor.

Inscrições e Informações Adicionais

Telefone: +351 210 108 167 / 924 184 572

Email: eicformacao@eicformacao.pt