Espaços de Jogo e Recreio:
Compreender as Normas Europeias desde a concepção à inspecção e manutenção
Objectivos
Gerais
Compreender e saber aplicar a legislação e normas europeias, desde a concepção à inspecção e manutenção dos espaços de jogo e recreio.
Específicos
– Conhecer a legislação e normas aplicáveis aos EJR, bem como as alterações que entraram em vigor entre 2018 e 2020;
– Obter ferramentas para uma melhor aplicação do Decreto-Lei nº 203/2015, de 17/9, nomeadamente através duma melhor compreensão das normas técnicas aplicáveis aos equipamentos e superfícies de impacto dos espaços de jogo e recreio, bem como outros equipamentos na sua envolvente;
– Compreender os requisitos e os ensaios previstos nas normas e o seu papel na identificação de riscos, tanto no projecto como nos equipamentos e superfícies amortecedoras de impacto.
– Trabalhar com mais confiança e segurança na área dos EJR de forma a contribuir para uma oferta mais segura, inclusiva e desafiante para os seus utilizadores: as crianças e os jovens.
Conteúdo Programático
1. Enquadramento legal e normas aplicáveis
Objectivo: Conhecer a legislação portuguesa e as normas aplicáveis aos EJR: o historial da legislação portuguesa, estrutura do Decreto-Lei actual e relação com outros diplomas legais;
Enquadrar normas aplicáveis (parques infantis, parques de skate, paredes de escalada, trampolins, insufláveis) com as de outros equipamentos de EJR e lazer de acesso livre (parkour, parques de fitness, multi-desportivos de recreio,…) não mencionadas explicitamente no Decreto-Lei nº 203/2015, 17 de Setembro; Compreender a relação entre as várias normas e as implicações na sua aplicação
2. Introdução à EN1176: Princípios, pressupostos e relatórios técnicos complementares
Objectivo: Conhecer os pressupostos filosóficos e científicos e os princípios orientadores da EN1176 e os Relatórios Técnicos complementares bem como os âmbitos da sua aplicação.
3. Equipamentos e superfícies de amortecimento de impacto (SAI): conceitos principais para o projecto, implantação e manutenção
Objectivo: Conhecer os principais conceitos relacionados com equipamentos e SAI’s e o seu papel na identificação de riscos; Saber identificar os conceitos-chave associados às principais exigências de segurança e suas implicações no projecto, na implantação e na manutenção.
4. Equipamentos: Principais requisitos e recomendações; exigências adicionais e excepções para tipos de equipamento específicos
Objectivo: Compreender os requisitos associados aos riscos de lesão e aos diferentes ensaios (e sondas correspondentes) – regras gerais (EN1176 parte 1) – e o seu papel na identificação de riscos nos equipamentos e mobiliário urbano; conhecer os requisitos adicionais e as excepções para tipos específicos de equipamentos (EN1176 partes 2 a 6 e 11); Diferenciar requisitos de recomendações, saber quando utilizá-los enquanto critérios de avaliação e gestão do risco.
Nota: a parte 10 da EN1176 não será abordada no âmbito desta acção
5. Superfícies de amortecimento de Impacto (SAI): Principais requisitos e recomendações; os diversos tipos de materiais
Objectivo: Conhecer a nova definição e os principais requisitos para as SAI e os novos procedimentos de inspecção bem como métodos de ensaio; Identificar as vantagens e desvantagens dos diversos materiais: inclusão versus acessibilidade; desafios na inspecção e manutenção; ambiente e sustentabilidade, entre outros factores.
6. Documentação: Obrigações do fabricante e da Entidade Responsável; Livro de inspecção e manutenção
Objetivo: Conhecer as obrigações das Entidades Responsáveis no que toca à documentação a exigir aos fabricantes e fornecedores de equipamentos e superfícies de amortecimento de impacto para a correcta elaboração e implementação do Livro de Inspecção e Manutenção; saber elencar e compreender os conteúdos do Livro de Inspecção e Manutenção.
7. A nova EN1176-7:2020 e a sua relação com outras normas; Programas de manutenção, subcontratação, peças de substituição, registos
Objetivo: Compreender a relação entre a nova norma EN1176-7 e outras normas relativas a equipamentos de espaços de jogo e recreio bem como as implicações na sua aplicação; Conhecer as novas exigências em termos de inspecção e manutenção; Saber como utilizar a EN1176-7 como base na elaboração dos Cadernos de Encargos; Identificar os principais registos a executar e manter em arquivo.
8. Os vários tipos de inspeção e competência dos inspetores; Sistema de Gestão da Segurança: Da concepção à pós ocupação – Um processo dinâmico
Objetivo: Conhecer os diferentes tipos e fases de uma inspecção (Inspecção pós instalação, inspecções periódicas, inspecção pós-acidente), desde o planeamento ao relatório; Compreender a importância de possuir experiência e competências adequadas para efectuar inspecções iniciais e periódicas com vista a assegurar a conservação das condições de segurança dos espaços, dentro de níveis de risco aceitáveis; Conhecer o novo Relatório Técnico do CEN (aprovado em Janeiro de 2018) que enquadra a competência dos inspectores de EJR; Compreender a importância de elaborar, implementar e monitorizar o sistema de Gestão da Segurança previsto na norma EN1176-7 bem como a sua dinâmica no processo de gestão do risco na fase de pós-ocupação dos espaços.
Destinatários
Entidades Responsáveis por Espaços de Jogo e Recreio, fabricantes e fornecedores de equipamentos e superfícies de impacto para EJR, Inspectores e Técnicos de manutenção e outros intervenientes no processo de gestão do risco e fiscalização, desde o projecto e execução, à instalação, inspecção e manutenção de EJR (parques infantis públicos ou privados, espaços de recreio de creches, jardins de infância, estabelecimentos de ensino, em hotéis e outros locais).
Parceria
Data / Horário
Início: 2 a 23 Maio
Sessões à 2ª, 4ª e 6ª Feira
9:30 – 13:00h | Online (hora de Lisboa)
Coordenação Técnica e Formadora principal
Helena Menezes
Consultora técnica e formadora internacional em avaliação do risco, segurança infantil e inclusão no uso dos ambientes construídos, com foco no impacto da Arquitectura na Saúde. Representante dos Consumidores Europeus (ANEC) na Comissão Técnica CEN TC136 SC1 (normas para parques infantis, incluindo insufláveis) desde 2000 e perita em diversos grupos de trabalho desta CT (WG1 superfícies de impacto; WG12 espaços inclusivos; WG13 e WG14 Revisão das exigências de segurança; WG17 Competências dos Inspectores de parques infantis; IP Painel de Interpretação das normas EN1176 e EN1177; WG9 equipamentos insufláveis) bem como no Grupo de Trabalho para Equipamentos de Fitness ao ar livre (CEN TC136 WG26); Ex-Presidente (2005 a Outubro 2013) e actual perita na Comissão Técnica de Normalização Nacional CT166 (parques infantis, instalações e equipamentos desportivos e piscinas).
Informações
Valor / participante*
€ 590 (consulte descontos aplicáveis)
Inclui:
• Participação na acção;
• Documentação formato digital (não inclui normas);
• Certificado em formato digital;
*Acresce IVA à taxa legal em vigor.