Respostas Sociais
Certificação de Respostas Sociais
Objectivos
Capacitar os formandos com a compreensão do processo de certificação de respostas sociais de acordo com os modelos de avaliação da qualidade do Instituto da Segurança Social, I.P. (MAQISS).
Conteúdo Programático
A evolução do conceito de “Qualidade” e o seu enquadramento na história económica e social do mundo;
O SPQ – Sistema Português da Qualidade e os seus três subsistemas: metrologia, normalização e qualificação (acreditação e certificação) e o seu papel na gestão e sustentabilidade das organizações e na sociedade actual;
Processo de certificação de respostas sociais de acordo com os MAQISS: da candidatura à certificação e as actividades a montante e a jusante:
Actividades a montante do processo: implementação do sistema;
Candidatura à certificação: simulação de preenchimento de formulários de candidatura;
Análise documental e conformidade legal (os requisitos do procedimento IPAC OEC 003);
Orçamentação e adjudicação: simulações com base no procedimento IPAC OEC 003);
Equipas auditoras: princípios de auditoria competências e aceitação formal;
Auditoria de concessão: técnicas utilizadas pelos auditores, resultados possíveis, resposta ao relatório da auditoria, pareceres técnicos e emissão de certificados;
Ciclo de certificação: auditorias de acompanhamento, de seguimento e de renovação.
Público-alvo
Profissionais com responsabilidades técnicas e de gestão nas respostas sociais.
Duração da Acção
8 horas