Logística
Gestão e Avaliação de Fornecedores
Objetivos
Dotar os formandos de competências no planeamento estratégico das compras e da execução e controlo operacional das compras em todas as fases do processo – identificação, avaliação, seleção e classificação de fornecedores.
Dotar os formandos de competências na aplicação das ferramentas do Lean Management na gestão do processo de compras, com técnicas de planeamento, execução, controlo e avaliação.
Conteúdo Programático
MODULO I – As Compras e a Gestão de Fornecedores
- A Análise Estratégica – Visão do contexto empresarial (interna e externa)
- Visão – Missão e objectivos – contributos do Balance Score Card – BSC
- Estratégia de Operações
- Importância Chave das Compras
- As Compras e a Organização
- Matriz SWOT e Matriz PEST
- Rotinas de Controle e Acompanhamento – Elementos de avaliação; reuniões periódicas; sistematização da informação e discussão)
- Maturidade do Processo
- Gestão do Risco
- Diagnóstico e Plano de Melhorias do Processo – contributo para o sucesso da Estratégia
- Balanced ScoreCard e a definição de Factores Críticos de Sucesso
- A estatística ao serviço da Gestão de Compras e Gestão de Processos
- Análise de casos e construção de cenários operacionais
MODULO II – Gestão de Contratos
- Gestão de Contratos – Definição, celebração, monitorização, revisão, rescisão e renovação
- Tipos e duração de contratos
- Contratos na compra de bens e na aquisição de serviços
- Mapa da Compra , do Contrato e da Gestão – Lógica de Processo e Gestão Visual
- A gestão do risco
- Identificação dos riscos
- Análise e avaliação dos riscos
- Tratamento dos riscos
- Monitorização e análise crítica
- Análise de casos e construção de cenários operacionais
MODULO III – Gestão de Fornecedores
- Identificação de Necessidades
- Gestão do processo produtivo
- Tipos de Fornecedores
- Classificação e Avaliação de Fornecedores
- Processos de Melhoria
- Ferramentas Lean Logistics aplicadas as compras
- Mapas de Valor – SIPOC
- Gestão de projectos – ferramenta critica de sucesso
- Projectos de Melhora Especificos – Lógica SMART
- Redução de Custos Sustentada pela Eficiência Global do Processo
- Análise de casos e construção de cenários operacionais
MODULO IV – Indicadores chave de desempenho – métricas de desempenho- Factores críticos de Sucesso
- Produtividade
- Eficiência
- Disponibilidade
- Capacidade
- Nível de Serviço
- Qualidade
- Análise de casos e construção de cenários operacionais
Destinatários
Quadros médios e superiores com responsabilidades na área dos aprovisionamentos, compras
Duração da Ação
12 horas