Logística

Gestão e Avaliação de Fornecedores

Objetivos
Dotar os formandos de competências no planeamento estratégico das compras e da execução e controlo operacional das compras em todas as fases do processo – identificação, avaliação, seleção e classificação de fornecedores.
Dotar os formandos de competências na aplicação das ferramentas do Lean Management na gestão do processo de compras, com técnicas de planeamento, execução, controlo e avaliação.

Conteúdo Programático

MODULO I – As Compras e a Gestão de Fornecedores

  • A Análise Estratégica – Visão do contexto empresarial (interna e externa)
  • Visão – Missão e objectivos – contributos do Balance Score Card – BSC
  • Estratégia de Operações
  • Importância Chave das Compras
  • As Compras e a Organização
  • Matriz SWOT e Matriz PEST
  • Rotinas de Controle e Acompanhamento – Elementos de avaliação; reuniões periódicas; sistematização da informação e discussão)
  • Maturidade do Processo
  • Gestão do Risco
  • Diagnóstico e Plano de Melhorias do Processo – contributo para o sucesso da Estratégia
  • Balanced ScoreCard e a definição de Factores Críticos de Sucesso
  • A estatística ao serviço da Gestão de Compras e Gestão de Processos
  • Análise de casos e construção de cenários operacionais

MODULO II – Gestão de Contratos

  • Gestão de Contratos – Definição, celebração, monitorização, revisão, rescisão e renovação
  • Tipos e duração de contratos
  • Contratos na compra de bens e na aquisição de serviços
  • Mapa da Compra , do Contrato e da Gestão – Lógica de Processo e Gestão Visual
  • A gestão do risco
  • Identificação dos riscos
  • Análise e avaliação dos riscos
  • Tratamento dos riscos
  • Monitorização e análise crítica
  • Análise de casos e construção de cenários operacionais

MODULO III – Gestão de Fornecedores

  • Identificação de Necessidades
  • Gestão do processo produtivo
  • Tipos de Fornecedores
  • Classificação e Avaliação de Fornecedores
  • Processos de Melhoria
  • Ferramentas Lean Logistics aplicadas as compras
  • Mapas de Valor – SIPOC
  • Gestão de projectos – ferramenta critica de sucesso
  • Projectos de Melhora Especificos – Lógica SMART
  • Redução de Custos Sustentada pela Eficiência Global do Processo
  • Análise de casos e construção de cenários operacionais

MODULO IV – Indicadores chave de desempenho – métricas de desempenho- Factores críticos de Sucesso

  • Produtividade
  • Eficiência
  • Disponibilidade
  • Capacidade
  • Nível de Serviço
  • Qualidade
  • Análise de casos e construção de cenários operacionais

Destinatários
Quadros médios e superiores com responsabilidades na área dos aprovisionamentos, compras

Duração da Ação
12 horas