Excel aplicado à Gestão de RH
Objectivo Geral
Dotar os participantes de conhecimento das ferramentas do Microsoft Excel que lhes permita desempenhar as tarefas administrativas dos Recursos Humanos.
Objectivos Específicos
- Identificar as principais ferramentas de Excel com aplicabilidade na Gestão de Recursos Humanos;
- Automatizar ficheiros e procedimentos dentro do Departamento de Recursos Humanos;
- Gestão e monitorização de indicadores de RH;
- Desenvolvimento de relatórios, e ferramentas de tomada de decisão dentro do departamento de Recursos Humanos.
Destinatários
Responsáveis de recursos humanos; Responsáveis de relações laborais; Responsáveis administrativos; Técnicos de recursos humanos; Consultores de recursos humanos; Diretores de formação e todos os profissionais de RH que já trabalhem com a aplicação Microsoft Excel e queiram usar como suporte aos processos de RH.
Conteúdo Programático
1 – OVERVIEW SOBRE O MICROSOFT EXCEL
- Referências de Células e Operadores Matemáticos
- Construção de Fórmulas e Funções
- Formatação numérica
- Formatação Condicional
- Formatar Tabelas
2 – TRABALHAR COM DADOS
- Conceito de construção de formulários
- Validação de dados
- Funções de Lógica
- Funções de Consulta & Referência
3 – MODELOS DE RECURSOS HUMANOS EM EXCEL
- Desenvolvimento da ficha de colaborador
- Registo de Colaboradores: Absentismo, Remuneração e Horas
- Avaliação de Desempenho
- Formulário
- Análise de dados
- Automatização do Balanço Social
4 – GESTÃO ADMINISTRATIVA NOS RECURSOS HUMANOS
- Emissão de documentos
- Contratos, Acordos e Comunicações
- Compensações
5 – ANÁLISE DE INDICADORES DE RECURSOS HUMANOS
- Tabelas Dinâmicas
- Gráficos
- Construção de relatórios
6 – GESTÃO DA FORMAÇÃO
- Levantamento de necessidades
- Preparação dos DTP
- Registo da formação e relatório de execução
7 – FERRAMENTAS DE PREVISÃO EM REVISÕES SALARIAIS
- Análise de Hipóteses
- Cenários
Emissão de certificados
Para emissão de certificados de formação profissional na plataforma SIGO, os formandos deverão obter uma classificação igual ou superior a 50% na avaliação sumativa e deverão ter uma assiduidade igual ou superior a 75%.
Para os formandos que não cumpram estes requisitos serão emitidos certificados de participação nos módulos frequentados.
Datas
26 a 30 de Setembro 2022 | 11ª Edição
Duração
15 Horas (online síncronas)
Horário
14:30 – 17:30 (hora de Lisboa)
Pré-requisitos
Obrigatório deter conhecimentos de excel – Nível inicial
Formador
Ricardo Faria Tomásio
- Licenciado em Marketing, Mestrando em Gestão de Marketing no IPAM
- Formador em informática desde 2004, com atuação intensa ao nível de produto Office mais especificamente em Microsoft Excel com aplicação a preparação, representação e análise de dados para a tomada de decisão.
- Formações complementares em Gestão de Projetos pelo PMI Portugal, Metodologia PRINCE2, Metodologia Agile e SCRUM Master
Certificações Técnicas:
- Microsoft Office Specialist – Microsoft Word
- Microsoft Office Specialist – Microsoft Excel
Informações
Valor / participante* 185 €
185.000 AKZ (AO) | 23.500 ECV (CV) | 14.500 MT (MZ)
Inclui:
• Participação na acção;
• Documentação e Certificado em formato digital
*Acresce IVA à taxa legal em vigor.
Inscrições e Informações Adicionais
Telefone: +351 210 108 167 / 924 184 572
Email: eicformacao@eicformacao.pt