Formação em

PRINCE2

Foundation

Foundation

Pré-requisitos
É desejável, mas não essencial, que os formandos tenham alguma experiência como gestores de projectos ou como membros de equipas de projeto.
Será fornecido material de leitura antes da formação, cuja leitura é aconselhada até ao início da mesma.

Objectivos
Compreender a finalidade e as responsabilidades de todas as funções em PRINCE2.
Compreender os sete princípios, sete temas, sete processos, o “planeamento baseado no produto” e as “técnicas de revisão da qualidade”.
Distinguir e compreender quais os produtos de gestão que são de entrada e de saída e como estes são actualizados durante os sete processos.
Compreender a finalidade de todos os produtos de gestão,  da composição do Business Case, das descrições de produto, dos eventos relevantes, dos vários relatórios e dos registos dos risco e da qualidade.
Entender a relação entre princípios, processos, temas, produtos e as funções num projeto PRINCE2.
Passar no exame de PRINCE2 Foundation

Público-alvo
Gestores de projecto, Membros de equipas de projecto, Líderes de equipas, Assistentes de gestores de projecto, Candidatos a gestor de projecto

Programa
A formação dá particular ênfase aos aspectos práticos da metodologia PRINCE2 através da exploração de exercícios. A formação cobre os termos chave do PRINCE2 e preparara os formandos para o exame PRINCE2 focando:
Dia 1
Estrutura PRINCE2
Princípios PRINCE2
Temas PRINCE2:
– Organização
– Business Case
Processos PRINCE2:
– Starting up a project
– Initiating a project
– Directing a project
Dia 2
Processos:
– Controlling stage
– Managing product delivery
– Managing a stage boundary
– Closing a project
Temas:
– Risco
– Planos
– Mudança
Dia 3
Temas:
– Progresso
– Qualidade
Adaptar PRINCE2 ao contexto do projecto
Exame PRINCE2 Foundation
Conclusão do curso

Mais informações

Practitioner

Practitioner

Pré-requisitos
Experiência em gestão de projecto e em trabalho em equipas de projecto.
Será fornecido material de leitura antes da formação cuja leitura é aconselhada até ao início da mesma.
Ter certificação PRINCE2 Foundation, PMI ou IPMA.

Objectivos
Conhecer e comentar em detalhe todos os processos, temas e técnicas, e propor exemplos reais de todos os produtos de gestão PRINCE2 que podem ser aplicados em função de um cenário fornecido.
Compreender a relação entre processos, temas, técnicas e produtos de gestão PRINCE2 e ser capaz de aplicar este conhecimento.
Compreender as razões dos processos, temas e técnicas do PRINCE2.
Demonstrar a capacidade de adaptar o PRINCE2 a diferentes ambientes de projecto.
Passar no exame PRINCE2 Practitioner.

Público-alvo
Gestores de projecto (séniores), PMO’s, Directores de projecto, Gestores séniores, Gestores de programa

Programa
A formação PRINCE2 Practitioner oferece a oportunidade para aplicar os conceitos aprendidos na formação Prince2 Foundation. Os exercícios são baseados em estudos de caso e apresentam um formato semelhante aos do exame PRINCE2 Practitioner, focando:
Dia 1
Revisão de conhecimentos em PRINCE2
Exercício de simulação do exame
Temas:
– Organização
– Business Case
– Risco
– Planos
– Mudança
– Progresso
Processos:
– Starting up a project
– Initiating a project
– Directing a project
– Controlling stage
– Managing product delivery
– Managing a stage boundary
Dia 2
Adaptação do PRINCE2 ao contexto do projecto
Processos:
– Closing a a project
Temas:
– Qualidade
Exame PRINCE2 Practitioner
Conclusão do curso

Mais informações

Combi

Combi

O curso PRINCE2® COMBI destina-se a quem, numa semana*, pretende formar-se e certificar-se nos níveis Foundation e Practitioner. A semana inclui ambos os exames Foundation e Practitioner e os formandos beneficiarão de 15% de desconto no preço total.

PRINCE2 Foundation
O objectivo do nível Foundation é avaliar se um formando é capaz de trabalhar como elemento de uma equipa de gestão de projecto, usando o método PRINCE2. Para isso, o formando deve demonstrar que compreende os princípios e a terminologia do método PRINCE2.
O curso, presencial, com a duração de 3 dias destina-se a quem procura um nível geral de conhecimento sobre o método PRINCE2. O curso está estruturado de modo a seguir a sequência de um projecto típico. A ênfase é colocada no arranque, na organização, no controle das fases do projecto na gestão do risco, na qualidade e controlos, na entrega dos objectivos do projecto e no encerramento do projecto.

PRINCE2 Practitioner
O nível Practitioner oferece a possibilidade de aplicar o método PRINCE2 num estudo de caso e prepara os formandos para o exame PRINCE2 Practitioner. Para este efeito, o formando deve demonstrar a competência exigida no nível Foundation e provar que consegue aplicar e adaptar o método PRINCE2 para atender necessidades e tratamento de problemas encontrados num cenário de projecto.
É um curso, presencial, de 2 dias com foco em estudos de caso, destinando-se principalmente a gestores de projecto. Os exercícios baseados num estudo de caso, tem formato semelhante ao usado no exame PRINCE2 Practitioner. Este estudo de caso será usado para avaliar a compreensão da aplicação de PRINCE2.

Público-alvo
Gestores de projecto, Membros de equipas de projecto, Gestores de equipas, Assistentes de gestores de projecto, Candidatos a gestores de projecto, Gestores de projecto (séniores), PM Office Managers, Directores de projecto, Gestores séniores e Gestores de programa.

Objectivos
Compreender a finalidade e as responsabilidades de todas as funções em PRINCE2;
Compreender os sete princípios, sete temas, sete processos, o “planeamento baseado no produto” e as “técnicas de revisão da qualidade”;
Distinguir e compreender quais os produtos de gestão que são de entrada e de saída e como estes são actualizados durante os sete processos;
Compreender a finalidade de todos os produtos de gestão,  da composição do Business Case, das descrições de produto, dos eventos relevantes, dos vários relatórios e dos registos dos risco e da qualidade;
Entender a relação entre princípios, processos, temas, produtos e as funções num projecto PRINCE2;
Passar no exame PRINCE2 Foundation;
Conhecer e comentar em detalhe todos os processos, temas e técnicas, e propor exemplos reais de todos os produtos de gestão PRINCE2 que podem ser aplicados em função de um cenário fornecido;
Compreender a relação entre processos, temas, técnicas e produtos de gestão PRINCE2 e ser capaz de aplicar este conhecimento;
Compreender as razões dos processos, temas e técnicas do PRINCE2;
Demonstrar a capacidade de adaptar o PRINCE2 a diferentes ambientes de projecto;
Passar no exame PRINCE2 Practitioner.

Pré-requisitos
É desejável, mas não essencial, que os formandos tenham alguma experiência de trabalho como gestores de projectos ou como membros de equipas de projecto. Será fornecido material de preparação para o curso, cuja leitura é aconselhada até ao início da mesma.

Novidade! Desde 1 de Julho de 2014, se tiver um certificado PMI ou IPMA, pode usá-lo como substituto do exame PRINCE2 Foundation. Assim poderá ter acesso directo ao exame PRINCE2 Practitioner.

Documentação
Material de Estudo Pré-Curso: O material inclui um guia de estudo pré-curso que está disponível online;
Pacote PRINCE2 Foundation & Practitioner: Este pacote inclui o manual PRINCE, um estudo de caso, exercícios e soluções, o glossário PRINCE2, exemplo dos exames Foundation e Practitioner e dicas e truques para passar nos exames;
Modelos Personalizados PRINCE2.

Mais informações