Formação em

Respostas Sociais

Certificação de respostas sociais

Certificação de respostas sociais

Objectivos
Capacitar os formandos com a compreensão do processo de certificação de respostas sociais de acordo com os modelos de avaliação da qualidade do Instituto da Segurança Social, I.P. (MAQISS).

Público-alvo
Profissionais com responsabilidades técnicas e de gestão nas respostas sociais.

Conteúdo programático
A evolução do conceito de “Qualidade” e o seu enquadramento na história económica e social do mundo;
O SPQ – Sistema Português da Qualidade e os seus três subsistemas: metrologia, normalização e qualificação (acreditação e certificação) e o seu papel na gestão e sustentabilidade das organizações e na sociedade actual;
Processo de certificação de respostas sociais de acordo com os MAQISS: da candidatura à certificação e as actividades a montante e a jusante:

  • Actividades a montante do processo: implementação do sistema;
  • Candidatura à certificação: simulação de preenchimento de formulários de candidatura;
  • Análise documental e conformidade legal (os requisitos do procedimento IPAC OEC 003);
  • Orçamentação e adjudicação: simulações com base no procedimento IPAC OEC 003);
  • Equipas auditoras: princípios de auditoria competências e aceitação formal;
    Auditoria de concessão: técnicas utilizadas pelos auditores, resultados possíveis, resposta ao relatório da auditoria, pareceres técnicos e emissão de certificados;
  • Ciclo de certificação: auditorias de acompanhamento, de seguimento e de renovação.

Duração da acção
8 horas

Modelos de avaliação da qualidade das respostas sociais

Modelos de avaliação da qualidade das respostas sociais

Objectivos
No final da acção de formação o participante é capaz de interpretar e aplicar os critérios de avaliação de liderança; planeamento e estratégia; pessoas; parcerias e recursos; resultados; clientes; pessoas; sociedade e chave de desempenho em organizações do sector social.

Público-alvo
Representantes da gestão, directores ou gestores da qualidade, auditores e consultores.

Conteúdo programático
Requisitos da acreditação das respostas sociais;
Modelo EFQM1 vs. Modelos de avaliação da qualidade nas respostas sociais;
Interligação dos critérios de avaliação com o sistema documental das respostas sociais:

  • Critério 1 – Liderança, Planeamento e Estratégia
  • Critério 2 – Gestão de Pessoas
  • Critério 3 – Recursos e Parcerias
  • Critério 5 – Resultados dos Clientes
  • Critério 6 – Resultados de Pessoas
  • Critério 7 – Impacte na Sociedade
  • Critério 8 – Resultados de desempenho chave

Duração da acção
16 horas

Referenciais para as respostas sociais

Referenciais para as respostas sociais

Objectivos
Capacitar os formandos com as bases teóricas para a utilização de ferramentas de gestão da qualidade específicos para o contexto das respostas sociais: os modelos de avaliação da qualidade do Instituto de Segurança Social, I.P. (MAQISS).

Público-alvo
Profissionais com responsabilidades técnicas e de gestão nasrRespostas sociais.

Conteúdo programático
A evolução do conceito de “Qualidade” e o seu enquadramento na história económica e social do mundo;
O SPQ – Sistema Português da Qualidade e os seus três subsistemas: metrologia, normalização e qualificação (acreditação e certificação) e o seu papel na gestão e sustentabilidade das organizações e na sociedade actual;
Princípios, conceitos e terminologia de gestão da qualidade, segundo a norma NP EN ISO 9000:2005;
Caracterização dos MAQISS: génese, estrutura e instrumentos de apoio;
Modelos de avaliação da qualidade do ISS, I.P. (MAQISS): abordagem dos requisitos dos critérios dos MAQISS e exemplos da sua aplicação prática.

Duração da acção
16 horas

Segurança Infantil - Pós-graduação

Segurança Infantil – Pós-graduação

Objectivos
Disponibilizar uma formação pós-graduada e especializada em segurança infantil, permitindo que os diversos profissionais que contribuem, directa ou indirectamente, para a promoção da segurança infantil obtenham um conhecimento transversal e integrado neste domínio.

Público-alvo
Quadros de IPSS’s, directores de estabelecimentos de ensino, licenciados em ciências sociais e humanas, técnicos autárquicos, delegados de saúde, técnicos superiores de higiene e segurança, quadros de seguradoras, encarregados de educação, gabinetes de engenharia e arquitectura e outros profissionais com interesse no desenvolvimento de competências nesta área.

Conteúdo programático
1. A criança – enquadramento legal:

  • Responsabilidade parental,
  • Responsabilidade organizacional,
  • Responsabilidade civil,

2. Psicologia do desenvolvimento;
3. Requisitos de competência dos profissionais que exercem actividade em contacto com crianças;
4. Legislação relacionada com segurança infantil;
5. Mapeamento de riscos infantis e práticas de segurança em diferentes contextos:

  • Requisitos de nutrição específicos da infância e segurança alimentar,
  • Saúde infantil e saúde pública – prevenção e controlo do contágio,
  • Segurança das infra-estruturas (edifícios e recintos, espaços públicos e naturais, etc.),
  • Segurança dos produtos (mobiliário, materiais pedagógicos, etc.),
  • Organização e arrumação preventiva dos espaços,
  • Segurança no transporte (transporte privado, transporte escolar),

6. Primeiros socorros a bebés e crianças;
7. Técnicas de auditoria à segurança infantil das instituições.

Duração da acção
260 horas

Seminário Técnico - Modelos de avaliação da qualidade das respostas sociais

Seminário Técnico – Modelos de avaliação da qualidade das respostas sociais

Objectivos
Capacitar os participantes com as bases teóricas para a compreensão do enquadramento dos Modelos de Avaliação da Qualidade do Instituto de Segurança Social e da correta interpretação dos seus requisitos.

Público-alvo
Futuros auditores nos Modelos de Avaliação da Qualidade do Instituto de Segurança Social, I.P.

Conteúdo programático
1. Caracterização dos Modelos ISS: Génese, princípios, estrutura e instrumentos de apoio;
2. Breve abordagem dos requisitos dos critérios dos Modelos ISS e exemplos da sua aplicação prática:
2.1 Critério 1 – Liderança, Planeamento e Estratégia
2.2 Critério 2 – Pessoas
2.3 Critério 3 – Parcerias e Recursos
2.4 Critério 4 – Processos do Lar de Infância e Juventude
2.5 Critério 5 – Resultados Clientes
2.6 Critério 6 – Resultados Pessoas
2.7 Critério 7 – Resultados Sociedade
2.8 Critério 8 – Resultados Chave do Desempenho

Duração da acção
8 horas