Respostas Sociais

Referenciais para as Respostas Sociais

Objectivos
Capacitar os formandos com as bases teóricas para a utilização de ferramentas de gestão da qualidade específicos para o contexto das respostas sociais: os modelos de avaliação da qualidade do Instituto de Segurança Social, I.P. (MAQISS).

Conteúdo Programático
A evolução do conceito de “Qualidade” e o seu enquadramento na história económica e social do mundo;
O SPQ – Sistema Português da Qualidade e os seus três subsistemas: metrologia, normalização e qualificação (acreditação e certificação) e o seu papel na gestão e sustentabilidade das organizações e na sociedade actual;
Princípios, conceitos e terminologia de gestão da qualidade, segundo a norma NP EN ISO 9000:2005;
Caracterização dos MAQISS: génese, estrutura e instrumentos de apoio;
Modelos de avaliação da qualidade do ISS, I.P. (MAQISS): abordagem dos requisitos dos critérios dos MAQISS e exemplos da sua aplicação prática.

Público-alvo
Profissionais com responsabilidades técnicas e de gestão nasrRespostas sociais.

Duração da Acção
16 horas