Formação em

Gestão

Gestão da Tesouraria

Gestão da Tesouraria

Objectivos
Percepcionar a importância da Tesouraria para a criação de valor de uma empresa;
Maximizar a função e impactos da Tesouraria na empresa;
Melhor competências de previsão e orçamentação;
Calcular e maximizar a rentabilidade da Tesouraria;
Controlar a tesouraria e corrigir desvios;

Conteúdo Programático
1. Introdução- A função de Tesouraria nas empresas;
Módulo 1: Elaboração de previsões/orçamentos de Tesouraria e Instrumentos de Controlo e Gestão;
Módulo 2: Activo, Passivo, Fundo de Maneio e Financiamento de curto prazo.

Destinatários
Directores financeiros, controladores financeiros, responsáveis de Tesouraria.

Duração da acção
8 horas

Gestão do Risco - A Norma NP ISO 31000

Gestão do Risco – A Norma NP ISO 31000

Objectivos
Adquirir conhecimentos sobre os princípios da gestão de risco, identificação e avaliação de risco, implementação e monitorização da gestão de risco.

Conteúdo Programático
A Norma 31000 – Gestão de Riscos – Princípios subjacentes.
Gerir no meio da incerteza.
Noção de risco e de oportunidade.
Noção de probabilidade, consequência e impacto dos riscos e oportunidades – Magnitude ou relevância dos riscos.
Identificação dos riscos e funcionamento operacional da organização.
A abordagem ao risco no seio do planeamento estratégico – Análises SWOT e PEST.
Cultura da organização e posicionamento e abordagem face ao risco.
Natureza do risco e possíveis categorizações.
Técnicas e ferramentas para identificação e revisão de riscos.
Avaliação do impacto do risco.
Business risks and insurable risks.
Planeamento das respostas e tratamento do risco.
Tipo de medidas de controlo e resposta ao risco.
Custos associados à prevenção do risco ou à implementação de medidas de contingência.
Monitorização, controlo e revisão do plano de gestão de risco.
Medidas e acções de aperfeiçoamento e melhoria na gestão de risco.
Maturidade da organização no domínio da gestão de riscos.

Destinatários
Detentores e Gestores de empresas, Quadros Superiores, Decisores e Consultores profissionais que lidam com a gestão de riscos, assim como, envolvidos com o planeamento estratégico das empresas.

Duração da acção
16 horas

Gestão financeira para não financeiros

Gestão financeira para não financeiros

Objectivos
No final da acção, os participantes terão conhecimentos relativos aos mecanismos contabilísticos e financeiros da empresa, orientar a acção financeira do seu negócio e a dialogar com os parceiros financeiros da sua empresa e clientes.

Conteúdo Programático
Conceitos contabilísticos e financeiros;
Análise de demonstrações financeiras;
Informação financeira – regras para a sua elaboração;
Interpretação da informação financeira – os pontos-chave;
Orçamentos de tesouraria;
Orçamentos financeiros;
Análise do desempenho financeiro do departamento/empresa:

  • A relação risco / rendibilidade;
  • O Business-Plan: construção, acompanhamento e avaliação.

Destinatários
Todos os profissionais que, não sendo financeiros, tenham responsabilidades ao nível da coordenação, gestão e direcção de departamentos, cujas decisões financeiras têm implicações não só ao nível do departamento, como no negócio e na estratégia global da empresa em que o departamento está inserido.

Duração da acção
24 horas

ISO 21500 - Guide to Project Management

ISO 21500 – Guide to Project Management

Objectivos
No final da acção, os participantes terão conhecimentos relativos ao trinómio de restrições, dos constrangimentos organizacionais e financeiros à definição dos objetivos diretamente ligados às necessidades dos envolvidos, obtendo o máximo enpenhamento da equipa de projeto utilizando ferramentas de gestão de projetos para atingir o resultado esperado, dentro do tempo e orçamento previstos.
Competências serão transmitidas pela realização de exercícios práticos / casos de estudo / e ferramentas práticas de gestão em aplicação direta ao ambiente de trabalho.
Abordagem teórico prática, inclui etapas inciais para definição dos requisitos do projeto (Projet Charter) (WBS) e (Plano de Projeto).

Conteúdo Programático
Introdução a norma ISO 21500 – Guidance for Management;
Conceitos fundamentais da Gestão de Projetos de acordo com a ISO21500;
Definição de um projecto;
Elaboração do plano e orçamento;
Gestão do Plano e Orçamento;
Gestão dos Stakeholders, comunicação e riscos;
Gestão do âmbito e problemas;
Gestão da Qualidade e métrica do projeto;
Casos de estudo e Exercícios Práticos com aplicação das Técnica e Ferramentas.

Destinatários
Profissionais de áreas técnicas e engenheiros que estão ou irão assumir brevemente funções de coordenação e liderança de projectos, bem como, clientes e outros envolvidos que participem num projecto;
Gestores de Projecto com experiência que necessitem familiarizar-se com standard ISO21500:2012 e o PMBOK no seu percurso profisisonal e/ou a necessidade de preparação para as certificações PMP ou CAPM;
Gestores de projecto e membros de equipas de projecto com ou sem experiência anterior, bem como gestores que têm por responsabilidade supervisionar gestores de projecto e monotorizar o ponto de situação dos projetos;

Duração da acção
24 horas

Lean Management- Aprender a ver

Lean Management – Aprender a ver

Objectivo

Promover nos formandos uma alteração na capacidade de “observação e análise”, através da interiorização dos princípios Lean;
Capacitar os formandos, através da utilização de ferramentas Lean, para a identificação e redução/eliminação de desperdícios, criando valor para a própria empresa;

Conteúdo Programático
A necessidade de Aprender a Ver – Como conseguir?
– Casos práticos
História do Lean e ciclo Lean
Valor/Desperdícios
– Trabalhos práticos de identificação
Mapeamento Fluxo Valor – Processo de mapeamento passo a passo
Métricas Lean – Quais são, para que servem e onde utilizar?
Ferramentas Lean
– Trabalhos práticos de utilização
Push vs Pull – Vantagens de utilização do sistema Pull
A procura da perfeição (Kaizen)
– Trabalho prático de melhoria continua
Trabalho prático final de investigação, mapeamento e melhoria

Público-Alvo
Gestores de unidades de negócios, Gestores operacionais, Diretores industriais e de serviços, Responsáveis de departamentos (produção, operações, qualidade, engenharia, gestão), Quadros e Consultores.

Duração da acção
16 horas

Lean Management - Mapear o futuro

Lean Management – Mapear o futuro

Objectivos
Dotar os formandos, de forma prática e objectiva, de competências para Mapear o Fluxo de Valor de um processo, através da ferramenta VSM.

Conteúdo Programático
Noção de valor e desperdício.
Mapa de Fluxo de Valor (MFV) – O que é? Vantagens da sua utilização.
MFV Actual, MFV Futuro, MFV Ideal.
Elaboração de um MFV passo a passo
Identificação de problemas através do mapeamentos dos processos.
Trabalhos práticos de mapeamento, identificação e resolução de problemas.

Destinatários
Gestores de unidades de negócios, gestores operacionais, directores industriais e de serviços, responsáveis de departamentos (produção, operações, qualidade, engenharia, gestão), quadros e consultores.

Duração da acção
8 horas

Legislação Laboral

Legislação Laboral

Objectivos

O Formando deverá ser capaz de:
Identificar o conceito e princípios gerais de Direito do Trabalho;
Explicar os elementos essenciais do Contrato Individual de Trabalho;
Enunciar as alterações ao Código do Trabalho;
Reconhecer as modalidades de cessão do Contrato Individual de Trabalho;
Dilucidar as compensações por despedimento;
Reconhecer as condições de celebração e caducidade dos contratos a termo certo e incerto;
Aplicar os conhecimentos recolhidos a casos práticos.

Conteúdo Programático
1. Noção de Direito do Trabalho
2. O Contrato de Trabalho:
Elementos essenciais do contrato de trabalho.
3. O Código de Trabalho – Lei 7/2009, de 12 de Fevereiro
Alterações:
Lei 105/2009, de 14 de Setembro – 1ª alteração
Lei 53/2011, de 14 de Outubro – 2ª alteração
Lei 23/2012, de 25 de Junho – 3ª alteração
Lei 47/2012, de 29 de Agosto – 4ª alteração
Lei 69/2013, de 30 de Agosto – 5ª alteração
Lei 27/2014, de 8 de Maio – 6ª alteração
Lei 55/2014, de 25 de Agosto – 7ª alteração.
Legislação Conexa:
Dec. Lei 91/2009, de 9 de Abril – Lei da Parentalidade
Lei 106/2009, de 14 de Setembro – Ac. Familiar Intern. Hospitalar
Lei 3/2012, de 10 de Janeiro – Renovação do C.T.a Termo Certo
Lei 70/2013, de 30 de Agosto – Regime Jurídico F Compensação
Lei76/2013, de 7 de Novembro – Renovação extraordinária dos Contratos de Trabalho a Termo Certo.
4. A Cessação do Contrato de Trabalho
5. Modalidades de cessação
6.Compensação por despedimento.
7. Condições de Celebração e Caducidade do Contrato de Trabalho:
8. A termo certo e incerto.
9. Casos práticos.

Destinatários
Todos os profissionais que estão directa ou indirectamente ligados aos Recursos Humanos

Duração da acção
8 horas

Negociação na recuperação de créditos e cobrança

Negociação na recuperação de créditos e cobrança

Objectivos
Definição de Estratégias de Cobrança;
Desmistificar processo de Cobrança;
Técnicas de Gestão do conflito;
Promover a fidelização e satisfação do cliente;
Melhoria da Assertividade e Capacidade Negocial;

Conteúdo Programático
1. Introdução: Processo de Cobrança, Riscos e Oportunidades;
2. Etapas e princípios do Processo Negocial;
3. Sintomas de alerta de Riscos;
4. Técnicas de Comunicação para uma cobrança eficaz;
5. Estratégia e Intervenção na Recuperação de Crédito;
6. Consequências do impacto da boa cobrança versus não cobrança;
7. Acompanhamento de processos de risco para evitar reincidências;

Destinatários
Responsáveis comerciais, Comerciais e outros que queiram melhorar a sua assertividade, gestão de conflitos e fidelização dos clientes.

Duração da acção
8 horas